segunda-feira, novembro 24, 2008

Estão nos envenenando há anos? Bisfenol-A

bisfenol-a,  Componentes químico tóxico
 
Pesquisa mostra que o composto químico bisfenol A (BPA), amplamente usado em produtos tais como embalagem para alimentos, revestimento de recipiente de leite, tubulação plástica e até mesmo seladores dentais, interrompe importantes efeitos do estrogênio no cérebro em desenvolvimento.

A equipe de pesquisa da University of Cincinnati (UC), chefiada por Scott Belcher, PhD, mostra efeitos negativos do BPA no tecido cerebral, mesmo em doses surpreendentemente baixas. O BPA tem sido freqüentemente relacionado a doenças ou problemas de desenvolvimento.

"O estudo é o primeiro a mostrar que os rápidos mecanismos de sinalização estão ativos no cérebro em desenvolvimento e em amadurecimento, em regiões não envolvidas com diferenças sexuais ou funções reprodutivas", disse Dr. Belcher. Há muito tempo, sabe-se que o BPA age como um estrogênio artificial, principal hormônio envolvido no desenvolvimento sexual feminino. Também foi mostrado que o BPA aumenta o crescimento de células no câncer de mama e de algumas células no câncer de próstata. Outros possíveis riscos de longo prazo associados com a exposição fetal ao BPA têm sido discutidos na literatura científica.

http://www.emedix.com.br/not/not2005/05dez05neu-end-cui-bisfenol.php

Canadá proíbe mamadeiras de plástico por preocupações com a saúde

A decisão, dos serviços de saúde e do meio ambiente do Canadá, é a primeira medida tomada por qualquer governo contra o bisfenol-a, ou ABP, um produto químico contido no material das mamadeiras e garrafas plásticas que imita um hormônio humano e que tem induzido, a longo prazo, mudanças em animais expostos a ele através de testes.

"Não vamos esperar os efeitos a longo prazo do bisfenol-a para tomar medidas de proteção ao nosso povo e nosso ambiente", disse o ministro do Meio Ambiente, John Baird, em entrevista à imprensa.

Fonte: Liz - Agente da Paz / Envolverde / Ecoagência.

http://www.portaldomeioambiente.org.br/noticias/2008/abril/30/1.asp

 
Bisfenol A - Estudo liga plástico à doenças embrionárias

Um produto químico largamente encontrado em embalagens de comida e outros plásticos pode causar severos defeitos genéticos em embriões, em níveis pelos quais as pessoas são comumente expostas, de acordo com estudo científico publicado em abril, na revista Current Biology, nos Estados Unidos.

Fonte: Endocrine Society - Maio / 2003

http://zonaderisco.blogspot.com/2007/02/bisfenol-estudo-liga-plstico-doenas.html

Mais de três bilhões de quilos por ano do monômero BISFENOL A (nt.: sigla em inglês de Bisphenol A – BPA) são utilizados para fabricação de produtos com a resina plástica POLICARBONATO, RESINAS PARA FORRAR LATAS DE CONSERVA, BEBIDAS e outras, SELANTES ODONTOLÓGICOS e PRODUTOS FEITOS com a resina plástica PVC

http://www.nossofuturoroubado.com.br/0807%20bisfenol%20A.html

Nenhum comentário: