segunda-feira, novembro 24, 2008

Entre níveis de pesticidas

Farinha Lactea da Nestlé proibida nos EUA

A companhia suíça de alimentos Nestlé informou a suspensão da venda nos Estados Unidos do cereal Farinha Láctea Nestlé, fabricado no Brasil, depois de verificar a presença residual de um pesticida atualmente não aprovado para uso em trigo no país.

Em nota divulgada pela empresa ontem à noite, a Nestlé explica que o pesticida utilizado é aprovado para uso no Brasil e os níveis encontrados na Farinha Láctea são inferiores aos padrões brasileiros, mas não é utilizado em produtos de trigo nos Estados Unidos.

A companhia disse que "não recebeu informação de indisposição ou reclamações de consumidores", mas recomendou aos que adquiriram a Farinha Láctea Nestlé que "não consumam o produto e devolvam às lojas onde foram comprados para total reembolso". O pesticida é permitido nos Estados Unidos em safras de grãos, excluindo o trigo.

Segundo a Nestlé, "a retirada aplica-se a todos os tamanhos, variedades e códigos de produção do produto. Nenhum outro produto da Nestlé é afetado". O comunicado da empresa diz ainda que "a Nestlé dos EUA está assessorando a retirada do produto do mercado americano para garantir a contínua qualidade e segurança dos produtos Nestlé".

Dow Jones.

e no http://www.upi.com/Science_News/2008/11/12/Nestle_Farinha_Lactea_cereal_is_withdrawn/UPI-42681226506979/

SÃO PAULO - A Nestlé dos Estados Unidos anunciou que está tirando do mercado americano a farinha láctea produzida pela subsidiária brasileira da companhia. Segundo a empresa, o cereal contém traços de um pesticida que, segundo a legislação dos EUA, não é permitido para emprego em lavouras de trigo.

O pesticida é o pirimifós-metílico e, conforme nota da Nestlé americana, tem seu uso liberado para o grão no Brasil. A farinha láctea exportada para os EUA foi produzida na fábrica de São José do Rio Pardo (SP).

A Nestlé do Brasil enfatizou, por meio de comunicado, que a farinha láctea será recolhida " exclusivamente nos Estados Unidos " , como medida preventiva. Na nota, a empresa no Brasil " reitera que o produto é seguro para os consumidores e atende rigorosamente a legislação brasileira e o Codex Alimentarius, programa conjunto da FAO (Food and Agriculture Organization) e da OMS (Organização Mundial da Saúde). "

A companhia, no entanto, não soube informar se os EUA irão importar o produto de outro país ou se a unidade brasileira terá de se enquadrar nos padrões americanos para continuar com a exportação da produto.

(Lílian Cunha | Valor Online)

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/11/05/nestle_dos_eua_tira_farinha_lactea_brasileira_do_mercado-586262931.asp

/////////////////

PIRIMIFÓS-METÍLICO 

Efeitos adversos à saúde humana: Pode provocar manifstações colinérgicas. Pode causar irritação dos olhos e da pele.

Efeitos ambientais: Tóximo para organismos aquáticos.

Perigos específicos: Produto inflamável

Principais sintomas: Os organofosforados podem causar manifestações colinérgicas como náuseas, vômitos, diarréia, diurese frequente e involuntária, miose, broncoespasmo, secreção bronquilar, dispinéia, opressão torácica, lacrimenamento, salorréia e fasciculações musculares. Intoxicação grave pode causar tremores, convulsões generalizadas, inconsciência, paralisia flácida, insuficiência respiratória, intensa cianose, edema de pulmão e coma.

http://www.malva.com.br/downloads/FISPQ%20Actellic%20Prof.pdf

Nenhum comentário: