sexta-feira, julho 24, 2009

Bahia tem confirmados 49 casos de gripe suína! Nada de Beijar na Boca!

O estado da Bahia contabiliza, agora, 49 casos confirmados da Gripe A (H1N1). A informação é da Coordenação de Vigilância às Emergências em Saúde Pública (Cevesp), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De 24 de abril a 21 deste mês, foram considerados como suspeitos 245 casos - sendo confirmados 49 deles - 54 casos descartados, 142 estão em investigação e não ocorreu nenhum óbito.

Dos casos confirmados, 25 (51% do total) são do sexo feminino. A idade média dos 49 casos confirmados é de 27,6, variando de 3 a 55 anos. A maioria, 75,5% (37 casos) é de residentes em Salvador e os outros nas cidades de Cachoeira (3), Lauro de Freitas (2), Ilhéus (2) e Porto Seguro, Feira de Santana e Guanambi (1 em cada cidade). Um dos casos confirmados é residente em Maceió (AL) e outro em Montevidéu, Uruguai.

A Argentina foi o possível local de contaminação para 85,2% (42 casos), seguido pelo Chile (4), Estados Unidos e Uruguai – 1 em cada país. Um dos casos não refere viagem para fora do país. Entretanto, esteve participando de evento no Rio Grande do Sul, onde ocorreram muitos casos da doença.

A Influenza A, conhecida como gripe suína, é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus influenza A, chamada H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano em circulação nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.
...
No momento, não se dispõe de vacina contra a nova cepa do vírus Influenza A (H1N1) e as medidas de prevenção e controle se restringem a higiene pessoal – em especial a lavagem constante das mãos, com água e sabão ou, na falta deles, com álcool – e evitar locais fechados e de grande aglomeração de pessoas.
 
Leia mais no Jornal da Midia
...
 
Portanto, Nada de Beijar na Boca!

Nenhum comentário: