domingo, março 01, 2009

609 pessoas no teste Fique Sabendo Aids, 14 estão infectadas

Em Salvador, 609 pessoas fizeram o exame no estande do Fique Sabendo
Uma novidade nas ruas do Pelourinho chamou a atenção de quem escolheu Salvador para brincar o carnaval deste ano. Em meio aos blocos de rua, 609 foliões pararam em um posto montrado em frente à Escola de Medicina da Bahia para aproveitar a oferta de teste rápido anti-HIV feita pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de DST/Aids. Entre os que procuraram o serviço, 14 tiveram resultado positivo, o que representa cerca de 2,3% do total. Esse foi o maior percentual de diagnósticos positivos já realizados numa ação do Fique Sabendo – a estratégia de mobilização para a ampliação da testagem – em eventos culturais. A média anterior era de 0,7% de positivos.

Uma das prioridades para 2009 no enfrentamento da epidemia de aids é aumentar o número de pessoas testadas. Para isso, conforme anunciado pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no Dia Mundial de Luta contra a Aids no ano passado, serão enviados aos estados 3,3 milhões de testes rápidos. O esforço pretende mudar uma realidade preocupante: estima-se que 630 mil brasileiros tenham o vírus da aids. Desses, 255 mil nunca foram testados e, por isso, não conhecem sua condição sorológica.
 
Matéria na Integra no Portal Saude do Governo
 
 
Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) são serviços de saúde que realizam ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Nesses serviços, é possível realizar testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente. Saiba como e onde.
 

Nenhum comentário: