quarta-feira, março 04, 2009

5.000 novos casos de dengue em 2 semanas na Bahia

 

A Vigilância Epidemiológica da Bahia registrou em duas semanas o aumento de mais de cinco mil casos de dengue no Estado, segundo informações da Secretaria da Saúde. Até a primeira semana de fevereiro deste ano, foram notificados 6.567 casos de dengue. Nas duas semanas seguintes, outros cinco mil casos foram notificados, totalizando 11.570 casos de dengue na Bahia, correspondendo a um aumento de 248% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 3.919 casos.

Desse total registrado, 85 casos da doença mais grave já foram confirmados, segundo a Secretaria. Nove pessoas morreram com dengue hemorrágica. A última ocorreu em Ipiau. Outros três casos foram confirmados em Itabuna, quatro em Porto Seguro e um em Jequié. No Estado, 160 (38%) municípios notificaram a doença, incluindo 29 dos 45 municípios prioritários para o Programa Nacional de Controle da Dengue. Os municípios de Jequié, Porto Seguro, Itabuna, Itororó, Jacobina, Ipiaú, Presidente Dutra, Barreiras, Salvador e Andaraí são os 10 municípios com maior numero de notificações, concentrando 73% dos casos do Estado.

Os maiores coeficientes de incidência de casos notificados são verificados em Jequié, Presidente Dutra, Itororó, Quixabeira, Andaraí e Mirante. Outros 291 casos suspeitos de dengue hemorrágica foram notificados em 50 municípios, com a confirmação de 85 casos, em 21 municípios: Andaraí (1), Apuarema (3), Barreiras (2), Camaçari (2), Caravelas (3), Castro Alves (1), Conceição do Coité (1), Guanambi (1), Ilhéus (4), Ipiaú (7), Ipirá (1), Itabuna (3 casos e 3 óbitos), Jacobina (1), Jequié (29 casos e 2 óbitos), Lauro de Freitas (1), Manoel Vitorino (1), Miguel Calmon (1), Porto Seguro (6 casos e 4 óbitos), Salvador (6), Serrolândia (1), Várzea do Poço (1).

Desde o final de 2008, foi identificado um surto de dengue no bairro do Joaquim Romão, em Jequié. Este município já registrou, nas sete primeiras semanas do ano, 5.307 casos suspeitos, correspondendo a 45% do total das notificações do Estado. As formas graves da dengue também vêm ocorrendo nesse município, com 65 casos suspeitos, representando 22% do total registrado no Estado.

Nenhum comentário: