segunda-feira, setembro 01, 2008

A realidade de Itacaré - BA

Devido a crescente onda de assaltos e violência na cidade de Itacaré amplamente divulgada na mídia e em redes de relacionamentos nos últimos anos,alguns  empresários externam tardiamente suas preocupações em relação a imagem de Itacaré para os turistas que ainda  se arriscam a nos visitar.
 
Uma cidade que não respeita e não protege seus moradores só poderá transmitir a turistas a realidade do descaso, da violência, da impunidade e da omissão.
 
Moradores e turistas roubados e agredidos. Pousadas e estabelecimentos assaltados. Direitos Humanos dos moradores usurpados.
 
A quem apelar se nossa polícia está completamente desestruturada? Faltam viaturas, homens, combustível, lanternas, munição, coletes. Falta o básico para que a Civil e a Militar possa trabalhar com segurança pela segurança da cidade sejam moradores ou turistas.
 
Alguns da Polícia Civil e Militar foram afastados desta cidade nestes últimos anos e estão por denúncias minhas e de outros moradores sob investigação da Corregedoria de Policia e do MP. Jamais teremos segurança e nossos direitos preservados se os que estão no poder prevaricam e  nos abandonam nas mãos de criminosos, muitas vezes seus cúmplices ou informantes.
 
Atualmente contamos com novo comando na Polícia Militar e Civil, porém do jeito que estão não possuem meios para nos proteger. Promotores vivem ameaçados e juízes circulam armados e com seguranças. Esta é a realidade.
 
Neste ano  uma passeata reivindicou segurança,empresários preocupados com a imagem de Itacaré, apelaram com assinaturas aos órgãos de Segurança do Estado e ao Governo.Pessoalmente enviei fax e dei vários telefonemas para a Secretária de Segurança, como resposta  a mim o silêncio usual.
 
Continua então o ciclo da violência, pessoas agredidas, feridas, seus pertences furtados, polícia incapacitada estruturalmente e capacitadamente para nos atender, seus comandos silenciam, suas coordenadorias silenciam, suas Corregedorias silenciam. Todos silenciam e se acobertam,enquanto os cidadãos sofrem.
 
Enquanto não for evidenciado para o país o que ocorre na cidade da Itacaré, muitos cairão na armadilha do paraíso. Muitos se transferirão ou visitarão  esta cidade iludidos pela paz, pela  segurança,solidariedade e pela imagem da cidade pacata e unida.
 
Sou Ana Maria C. Bruni.Sou carioca 56 anos e vivo há 10 anos nesta cidade Em 2006 sofri perseguições, abusos, prevaricação,agressões, difamações por parte de policiais civis e militares e seus comandos na cidade Tenente e Delegado  agora já afastados desta cidade.Sou perseguida por elemento criminoso desde 28 de abril de 2006 que circula impune armado pela cidade.
 
Cidade que se cala a um, se cala a todos.Criminosos, traficantes e golpistas circulam impunemente acolhidos pelo silêncio da sociedade.
 
Itacaré nada tem de paraíso!
 
 
Ana Maria C. Bruni
 
 

Nenhum comentário: