terça-feira, setembro 09, 2008

Aeroporto Tirando os coqueiros e os postes tudo bem!

Representantes da Agência Nacional de Aviação Civil, da Infraero e do Governo da Bahia se reuniram com o secretário de Aviação Civil do Ministério da Defesa, brigadeiro Godinho, juntamente com parlamentares baianos, para tratar das soluções para operação do Aeroporto de Ilhéus.

As restrições às aproximações por instrumento foram determinadas após inspeção do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, que identificou vários obstáculos na faixa de segurança estabelecida por normas internacionais de aviação civil.

Ao final da reunião, o secretário de Infra-estrutura, Antônio Carlos Batista Neves, representando o Governo da Bahia, disse estar confiante na solução de todos os problemas que justificaram as restrições: "o aeroporto vai voltar a funcionar normalmente e, o que é mais importante, com muito mais segurança".

O brigadeiro Godinho abriu a reunião com uma explicação detalhada das razões que levaram a Anac a determinar as restrições aos pousos por instrumento.

08/09/2008

http://www.jornalfoco.com.br/noticia-6122.shtml


Inspeção técnica aponta mudanças para normalização do aeroporto Jorge Amado.

Buscando a normalização dos vôos no aeroporto Jorge Amado, na última sexta-feira (05), foi realizada uma inspeção do local a fim de medir a distância dos obstáculos e ângulo de aproximação das aeronaves. A vistoria foi efetuada por técnicos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta).

Representantes da Secretaria Municipal Engenharia e Obras, operação e segurança do aeroporto, coordenação de navegação aérea, Coelba, Infraero e Departamento de Infra-estrutura e Transportes da Bahia (Derba) acompanharam a avaliação. O objetivo é que, após a adoção das medidas de segurança apontadas, as companhias aéreas possam voltar a operar durante a noite.

 

Entre algumas medidas que visam a normalização dos vôos no aeroporto Jorge Amado, foi definido que a Coelba e o Derba serão responsáveis pela retirada e recolocação de 12 postes de energia elétrica. A Prefeitura de Ilhéus tem a incumbência de relocar as cancelas e semáforos fora da linha de pista, sinalizar o tráfego, retirar árvores e coqueiros, além de notificar judicialmente e demolir obstáculos construídos em desacordo com a Lei de Zoneamento Municipal.

 

Após cumprir as exigências dos técnicos e adotar as medidas sugeridas, uma nova vistoria será feita no dia 15 deste mês para emissão do parecer final por parte do DECEA, Cindacta e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O objetivo é que, cumpridas as determinações, o aeroporto Jorge Amado possa ser habilitado a receber aeronaves de médio e grande porte. Atualmente, estão sendo oferecidos apenas vôos diurnos e com aviões de menores porte. Isto vem prejudicando, principalmente, o turismo e o Pólo de Informática, responsável por 20% dos computadores nacionais.

http://www.jornalfoco.com.br/noticia-6122.shtml

Depois, mostrou fotos aéreas e de pousos e decolagens com os aviões passando muito perto dos obstáculos, além de mapas evidenciando os problemas e as necessidades de modificações no entorno do aeroporto.

"Basta que cada parte envolvida, Prefeitura de Ilhéus, Infraero e Governo da Bahia, faça as intervenções necessárias até o dia 15 de setembro para mantermos a classificação do Aeroporto de Ilhéus dentro de parâmetros muito mais seguros, sem prejudicar o município e a região", explicou o secretário de Aviação Civil.

Segundo Godinho, o mesmo trabalho está sendo feito nos demais aeroportos brasileiros para adequação às normas internacionais seguidas por cerca de 190 países signatários de um conjunto de regulamentos para garantir a segurança da aviação civil.

Segundo o secretário Batista Neves, caberá ao governo estadual a mudança de oito postes de energia, afastando-os do limite de 75 metros a partir do centro da pista para os dois lados.

03/09/08

http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2008/09/03/reuniao-busca-solucoes-para-operacao-do-aeroporto-de-ilheus

Parece piada mas, se o secretário Batista Neves não omitiu nada, foram oito postes de energia que levaram a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a restringir os vôos noturnos no aeroporto de Ilhéus. Pelo menos esse é o trabalho (o de remoção destes obstáculos) que o governo estadual terá para que o aeroporto opere normalmente, sem restrições, inclusive à noite.

Os postes deverão ser afastados do limite de 75 metros, que é contado a partir do centro da pista. Outras medidas estão sendo providenciadas e cabem à Infraero e à prefeitura de Ilhéus. É, elegeram o poste para bode expiatório. Os detalhes para que o aeroporto funcione normalmente, dentro das normas de segurança internacional, foram definidos hoje

http://www.pimentanamuqueca.com.br/index.php?mod=article&cat=PIMENTA&article=1769

Nenhum comentário: