domingo, junho 21, 2009

Governo brasileiro possui apenas 32% da Petrobras

O diretor geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, voltou a defender nesta segunda-feira (15/6) o aumento da participação do Estado na Petrobras. Atualmente, a União detém 32,2% do capital social da empresa, fatia considerada pequena por Lima. "A nossa inserção dentro da Petrobras é precária. O Estado brasileiro tem que aumentar a sua participação na companhia e tem que recapturar ações da empresa. Por que não chegar a uma participação perto de 60%?", questionou.
Em rápida entrevista concedida na Assembleia Legislativa de São Paulo, Lima disse que tem conversado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com o Ministério da Fazenda a respeito da forma como esse aumento de participação da União na Petrobras poderia ser feito. "O próprio Mantega (ministro da Fazenda) tem se debruçado sobre essa questão. E há avanços significativos neste terreno. Há um desejo de que isso aconteça", disse.
Lima não entrou em detalhes sobre a possibilidade de a União fazer um aporte de capital na Petrobras. Ele disse apenas que, em caso de mudança na estrutura acionária da Petrobras, a Lei da S.A. será respeitada. "Isso não é tão fácil. Se fosse fácil, já teria sido feito", afirmou.
Do Correio Brasiliense

Leia no Blog dos Scheinman

Do direito fundamental de fiscalizar e do direito de fiscalização nas sociedades anônimas

Leia no Itacaré News

Petrobras Conselhos Conhecendo a Petrobras

Nenhum comentário: